ALCACHOFRAS RECHEADAS.

Ingredientes:
4 alcachofras (de média para grande).
½ xícara (chá) de vinagre.
4 litros de água (+/-).
Ingredientes do recheio:
1 cebola grande cortada em 4 partes.
6 dentes de alho.
½ pimentão vermelho.
12 azeitonas verdes sem caroço.
1 pão italiano grande cortado em pedaços (ou 9 pães franceses amanhecidos ou duros) e processado (no liquidificador ou no processador).
1 xícara (chá) de salsa e cebolinha picadas.
Pimenta-do-reino, orégano e sal a gosto.
4 colheres (sopa) de azeite de oliva.
Ingredientes do molho:
2 tomates bem maduros cortados em 4 partes (com sementes e casca).
1 cebola média cortada em 4 partes.
4 dentes de alho.
2 colheres (sopa) de azeite.
2 folhas de louro.

Sal a gosto.
Ingredientes para cozinhar as alcachofras:
4 alcachofras abertas.
Recheio reservado.
Aproximadamente 4 xícaras (chá) de água.

Modo de fazer.
Corte a parte de cima das folhas, para que fiquem retinhas. (não retire muito, apenas o excesso da ponta). Lave as alcachofras em água corrente, para retirar toda sujeira e deixe de molho em água por 10 minutos. Vire as alcachofras de cabeça para baixo e aperte com a palma da mão para baixo (contra uma superfície lisa) para que as folhas se abram. Depois disto, ajude com os dedos a abri-las o mais que conseguir sem que elas se partam. Coloque as alcachofras numa panela, complete com água e adicione vinagre. Leve para cozinhar por 5 minutos. Retire as alcachofras da panela e dê um choque térmico em água corrente. Com os dedos, retire o miolo das alcachofras. E com uma colher, retire os pêlos. Lave novamente para retirar todos os pêlos. Vire as alcachofras sobre um pano e deixe-as secando.
Modo do preparo do recheio:
Num processador (ou liquidificador) coloque a cebola, alho, pimentão vermelho e azeitonas verdes sem caroço e processe até ficar bem líquido. Transfira a mistura processada para uma tigela e misture o pão italiano. Tempere com salsa e cebolinha picadas, pimenta-do-reino, orégano e sal a gosto. Acrescente azeite de oliva e se necessário coloque um pouco de água, para que ela fique bem macia. Misture bem. Obs: O ponto do recheio é quando ele começa a grudar podendo fazer um "bolinho", sem deixar o recheio molhado demais. Reserve.
Modo de preparo do molho:
Num processador, processe tomates, cebola e alho. Numa panela grande (que caiba as alcachofras em pé bem apertadinhas para não tombarem), coloque azeite e os tomates processados. Junte folhas de louro e tempere com sal a gosto. Refogue bem.
Para cozinhar as alcachofras:
Recheie as alcachofras, abrindo as folhas e apertando bem o recheio. Dica: Quanto mais recheio você conseguir colocar entre as folhas, mais gostosa fica. Coloque as alcachofras recheadas em pé na panela com o molho, de modo que fiquem bem apertadas. Sem molhar o recheio, coloque água na panela, até encostar na base das alcachofras. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo no vapor. Conforme for secando o molho, coloque aos poucos mais água. Elas estarão cozidas, após +/- 1h. Dica: Para verificar se as alcachofras já estão cozidas, ao puxar uma folhinha ela se solta facilmente. Deixe o molho apurar até ficar com consistência pastosa. As alcachofras podem ser servidas frias com salada ou quentes com caldo de ervilhas, regadas com o molho e um fio de azeite.