BOLO COM CREME DE AMARETTO.

Ingredientes:
Massa:
1 xícara de (chá) + 2 colheres de (sopa) de açúcar.
1 xícara de (chá) de farinha de trigo peneirada.
1 colher de (chá) de essência de baunilha.
1 colher de (chá) de fermento em pó.
1 pitada de sal.
8 gemas.
8 claras.
Manteiga ou margarina para untar.
Farinha de trigo para polvilhar.
Recheio:
6 gemas em temperatura ambiente.
1 xícara de (chá) de licor Amaretto.
¾ xícara de (chá) de açúcar.
Cobertura:
¼ de xícara de (chá) de manteiga em temperatura ambiente.
75 gramas de chocolate meio amargo picado.
½ xícara de (chá) de creme de leite.
½ xícara de (chá) de açúcar.
½ colher de (chá) de baunilha.
Morangos para enfeitar.

Modo de fazer.
Massa:
Pré aqueça o forno em temperatura média (170º). Unte com manteiga ou margarina uma assadeira de 23 x 35cm e polvilhe com farinha de trigo. Na batedeira elétrica, bata as gemas com 1/3 do açúcar até obter um creme pálido que caia em forma de fita ao se levantar as pás da batedeira. Acrescente a baunilha às claras. Bata as claras em neve juntamente com o fermento e o sal, até que fiquem firmes, mas não secas. Acrescente, aos poucos, 1/3 do açúcar, batendo bem até obter o ponto de suspiro firme. Acrescente o creme de gemas batidas e misture cuidadosamente para não perder volume. Misture a farinha de trigo com o açúcar restante. Acrescente à mistura de ovos e mexa cuidadosamente. Coloque na forma preparada. Asse até que, apertando-se ligeiramente com o dedo, não fique marca na massa (cerca de 50 minutos). Inverta a forma sobre uma grade. Deixe o bolo esfriar completamente. Retire a forma. Com uma faca de serra, corte o bolo ao meio, no sentido vertical. Embrulhe em papel alumínio e leve ao congelador ou ao freezer por um dia. Corte cada metade de bolo ao meio, no sentido horizontal, para formar duas camadas.
Recheio:
Coloque as gemas numa panela de tamanho médio. Aos poucos, junte o açúcar e bata até obter um creme fofo e claro. Junte o licor lentamente, batendo sempre. Leve ao fogo brando até ficar cremoso. Num prato de servir, coloque uma camada de bolo. Por cima, espalhe 1/3 do recheio. Coloque mais uma camada de bolo e espalhe mais 1/3 de recheio por cima. Repita mais uma vez. A última camada deve ser de bolo.
Cobertura:
Aqueça o creme de leite e o açúcar numa panela pequena até o açúcar se dissolver, girando a panela de vez em quando. Deixe levantar fervura, mexendo sem parar. Abaixe o fogo e cozinhe em fogo brando até a mistura engrossar (cerca de 10 minutos). Retire do fogo, acrescente o chocolate picado e mexa até derreter. Adicione a manteiga e a baunilha. Leve à geladeira até obter a consistência de espalhar. Cubra o bolo com o glacê e leve à geladeira de um dia para o outro. Enfeite com os morangos.