BOLO DE ABACAXI COM CREME DE BAUNILHA.

Ingredientes:
2 receitas de Pão-de-Ló.
Creme de Baunilha:
2 colheres de (sopa) bem cheias de margarina (ou manteiga) sem sal.
6 colheres de (sopa) de açúcar ou a gosto.
2 colheres de (sopa) de amido de milho.
2 colheres de (sopa) de baunilha.
750 mL de leite.
2 gemas.
Abacaxi cozido:
1 xícara de (chá) de açúcar.
2 abacaxis.
Chantilly:
5 colheres de (sopa) rasas de açúcar.
3 caixinhas de creme de leite para chantilly.
Baunilha a gosto.

Modo de fazer.
Pão-de-ló:
Assar em duas assadeiras de tamanho grande. Depois de assado, esperar amornar e desenformar. O que o bolo ficará por baixo, deve ser levemente escavado com uma faquinha formando uma pequena "depressão", para que o creme do recheio fique melhor depositado, não escorrendo pelas laterais. Cuidado para deixar as laterais e o fundo desse bolo escavado a espessura mínima de "um dedo".
Creme de baunilha:
Bater no liqüidificador o ovo com o leite, o amido e o açúcar. Levar ao fogo mexendo sempre. Quando engrossar, desligar o fogo e juntar a manteiga e a baunilha. Se o creme ficar com consistência de mingau grosso, juntar um pouco mais de leite e voltar ao fogo para ferver mexendo bem. A consistência deve ser de a de um mingua ralo, caso contrário o bolo fica muito seco. Mexer até esfriar complemente (para não formar uma crosta sobre a superfície). Reservar.
Abacaxi cozido:
Picar a polpa do abacaxi em pedaços não muito pequenos e colocar em uma panela. Levar ao fogo para cozinhar, até ficar quase seco (cuidado para não cozinhar demais). Juntar algumas colheradas de açúcar (a quantidade varia de acordo com a acidez da fruta, mas a idéia é colocar o mínimo possível). Deixar ferver por alguns minutos. Quando formar uma calda, escorrer bem e reservar para molhar o bolo. Voltar o abacaxi ao fogo durante mais dois ou três minutos para secar mais um pouco. Cuidado para não cozinhar o abacaxi demais. Ele deve ficar cozido, mas firme, com cor amarelo-brilhante. Reservar.
Chantilly:
Colocar as caixinhas de creme de leite no congelador ou freezer, para que fique bem gelado (não deixar congelar). Depois, colocar na tigela da batedeira e juntar os demais ingredientes. Bater até ficar encorpado, numa consistência mais suave que a de suspiro (deve ficar úmido para ajudar a umedecer a parte de cima do bolo, mais firme o suficiente para ficar como cobertura)
Montagem:
Sobre uma tábua forrada com papel alumínio ou uma bandeja, colocar o bolo que foi levemente escavado. Regar com colheradas da calda do cozimento do abacaxi (não molhar demais, a idéia é apenas perfumar o bolo). Espalhar bastante creme de baunilha e, por cima, distribuir o abacaxi cozido. Regar um lado do segundo pão-de-ló com mais algumas colheradas da calda, virar essa parte úmida para baixo e colocar sobre o bolo. Regar levemente com mais um pouco de calda. Se for preciso, acertar as laterais do bolo com uma faquinha. Certifique-se de que o bolo está bem frio e cobrir com o chantilly com ajuda de uma espátula (não use o saco de confeitar). Depois de coberto, com a ajuda de um garfo, formar ondas por toda a extensão do bolo. Ou decorar com abacaxi e cerejas em calda. Descansar o bolo 24 horas na geladeira antes de servi-lo.