BOLO REI.

Ingredientes:
Fermentação:
1 colher (sopa) de açúcar.
2 tabletes de fermento para pão.
3 colheres (sopa) de leite morno.
¼ xícara (chá) de farinha de trigo.
Massa:
1/3 xícara (chá) de açúcar.
¼ xícara (chá) de leite morno.
75 g de manteiga ou margarina amolecida.
½ colher (café) de sal.
1 cálice de vinho do porto.
2 ovos inteiros.
2 gemas.
350g a 400 g de farinha de trigo, dependendo do tamanho dos ovos.
150 g de frutas cristalizadas com nozes picadas.
150 g de uvas passas pretas.

Modo de fazer.
Fermentação:
Num recipiente junte o açúcar e o fermento e amasse até ficar bem cremoso. Acrescente o leite morno e depois a farinha. Misture bem e deixe crescer até a mistura ficar parecendo uma esponja cheia de furinhos +/- 20 minutos dentro de um saco plástico.
Massa:
Na vasilha da batedeira, coloque um pouco menos da metade da farinha, o fermento crescido, o açúcar, as gemas, os ovos, a manteiga, o sal, o leite e o vinho do porto. Use a pá da batedeira para massa mole e bata na velocidade máxima. Puxe a farinha que ficou presa nas laterais da vasilha e acrescente mais farinha. Bata bem. Deixe a massa crescer até dobrar de tamanho (+/- 1 hora). Dica: para crescer melhor a massa, coloque a vasilha dentro de um saco plástico, deixe o ar entrar e prenda o saco.não deixe entrar corrente de ar frio, senão a massa murcha.
Montagem:
Abra a massa numa superfície lisa e enfarinhada. Coloque as frutas cristalizadas, dobre as laterais da massa e forme um rolo (polvilhe sempre farinha para não grudar). Unte com manteiga o fundo de uma fôrma redonda, com a boca virada para baixo. Coloque o rolo de massa sobre o fundo da fôrma, e junte as pontas da massa formando um círculo. No meio deste círculo, coloque uma forminha de alumínio untada para dar o formato redondo ao bolo. Coloque a fôrma com a massa dentro de um saco plástico, deixe entrar ao novamente e reserve para a massa crescer (+/- 30 minutos). Pincele 1 gema misturada com 1 colher (sopa) de óleo de girassol. Decore com frutas cristalizadas e açúcar granulado, leve ao forno médio pré-aquecido a 170oc até ficar dourado (+/- 35 minutos).