CHARLOTE DE MAÇÃ.

Ingredientes:
Creme:
1 (chá) de casca de limão ralada.
¼ de açúcar (45 gramas).
1 e ½ de leite (360 ml).
1 pitada de sal.
3 gemas.
Charlotte:
16 fatias de pão de fôrma com casca.
4 (sopa) de manteiga em temperatura ambiente.
4 (chá) de canela em pó.
1 de açúcar (180 gramas).
½ de uva passa branca.
5 maçãs verdes, sem sementes e sem casca (1 quilo).
1 pitada de noz-moscada.
Cobertura:
½ de geleia de damasco.
1 (sopa) de rum.

Modo de fazer.
Creme:
Numa panela pequena em banho-maria, aquecer o leite até o ponto de fervura (quando aparecem bolinhas ao redor). Numa tigela, bater bem as gemas com o açúcar e o sal. Devagar, acrescentar o leite quente, batendo sempre. Levar ao fogo em banho-maria (com a água já quente) e cozinhar, mexendo, até engrossar ligeiramente e cobrir as costas da colher. Juntar a casca de limão e deixar esfriar coberto com filme plástico, aderido ao creme, para não formar película. Levar para gelar. Untar uma fôrma alta de 23 cm de diâmetro, com capacidade para 2 litros e reservar.
Charlotte:
Retirar e reservar a casca de 9 fatias de pão. Cortar cada fatia descascada pela metade e forrar as laterais da fôrma, sobrepondo-as ligeiramente. Recortar as outras 7 fatias de pão com casca, em formato de coração, com 5 cm de largura, e forrar o fundo da fôrma. Com uma faca amolada, cortar as sobras de pão e as cascas em cubos pequenos (eles devem ocupar aproximadamente 3 xicaras. Reservar. Numa tigela grande, misturar o açúcar, a canela e a noz-moscada. Cortar as maçãs em fatias finas e colocar na mesma tigela. Juntar a mistura de canela e as passas. Mexer bem. No fundo da fôrma espalhar 1 e 1/3 de xicara da mistura de passas e maçã. Distribuir por cima 1 colher (sopa) de manteiga e cobrir com os cubinhos de pão. Fazer mais 3 camadas iguais. Levar para assar em forno moderado (180°C), preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Retirar do forno e deixar esfriar.
Cobertura:
Numa panela pequena, ferver a geleia com o rum, mexendo sempre e reservar.
Montagem:
Passar uma espátula ao redor da fôrma do charlotte. Desenformar sobre um prato. Pincelar com a geleia de damasco e servir com o creme.