FAVOS.

Ingredientes:
150 ml de água morna.
1 colher (chá) de açúcar mascavo.
2 colheres (chá) de fermento para pão granulado seco.
150 ml de leite morno.
225 g de farinha de trigo peneirado com 1 pitada de sal.
1 colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio.
6 colheres (sopa) de água fria.
Patê de frango:
1 peito de frango cozido e desfiado.
1/2 xícara (chá) do molho do cozimento do frango.
1 copo de requeijão cremoso.
Cheiro verde picado a gosto.
Sal a gosto.
Patê de tomate seco:
200 g de tomate seco.
1 copo de requeijão cremoso.
2 colheres (sopa) gergelim torrado.
Sal a gosto.
Patê de azeitonas verdes:
200 g azeitonas verdes sem caroço.
1 copo de requeijão cremoso.
Ervas finas picadas (tomilho/manjericão/sálvia) a gosto.
Sal a gosto.

Modo de fazer.
Numa tigela, coloque 150 ml de água morna e 1 colher (chá) de açúcar mascavo. Mexa até o açúcar se dissolver. Junte 2 colheres (chá) de fermento para pão granulado seco e misture bem. Embrulhe a tigela com filme plástico e deixe em repouso durante 10 min até fazer uma espuma. Numa tigela para batedeira, misture 150 ml de leite morno com o líquido do fermento, crescido acima. Acrescente 225 g de farinha de trigo com 1 pitada de sal peneirados. Bata por 5 min em velocidade média até obter um creme macio. Embrulhe novamente a tigela com filme plástico e deixe crescer em local seco durante 30 min até dobrar de volume. Dissolva 1 colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio em 6 colheres (sopa) de água fria e junte ao creme crescido, batendo bem com o auxílio de um batedor de arame. Envolva novamente em filme plástico e deixe descansar por mais 5 min. Aqueça uma frigideira antiaderente pequena (13 cm de diâmetro) sobre fogo brando e unte-a com manteiga. Obs: pode-se também fazer os favos colocando aros com 10 cm de diâmetro sobre uma frigideira untada. Coloque 1 colher de (sopa) do creme e deixe cozinhar por 5 min em fogo brando ou até a superfície ficar coberta de buracos (nesta hora começa a formar bolhas). Com auxílio de uma espátula de bico fino, solte os favos da forma, vire-os e deixe dourar. Retire e deixe esfriar sobre uma grade de arame, repita a operação até terminar o creme. Sirva com salada de frutas, geléias e ou com patês de sua preferência.
Patê de frango:
Num processador, bata 1 peito de frango cozido e desfiado com 1/2 xícara (chá) do molho do cozimento do frango e 1 copo de requeijão cremoso até obter uma pasta. Tempere com cheiro-verde picado a gosto e acerte o sal.
Patê de tomate seco:
Num processador, bata 200 g de tomate seco com 1 copo de requeijão cremoso até obter uma pasta. Junte 2 colheres (sopa) gergelim torrado e corrija o sal.
Patê de azeitonas verdes:
Num processador, bata 200 g de azeitona verde sem caroço com 1 copo de requeijão cremoso até obter uma pasta. Junte as ervas finas picadas a gosto e corrija o sal.