GELÉIA DE MORANGO.

Ingredientes:
450 gramas de morangos.
1/2 xícara (chá) de açúcar.
Suco de 1/2 limão.

Modo de fazer.
Lave os morangos, retire os cabinhos e os pique em pedaços pequenos;
Prepare os potes: ferva os potes limpos em água quente, deixando ferver por 5 minutos, acomodando-os para esse fim em uma panela grande. Ferva igualmente as tampas; Os potes, para serem fervidos, devem ser de vidro. Espere os potes esfriarem para retirá-los da água, cuidando para não colocá-los em superfícies frias, como o mármore, pois correm o risco de quebrar-se devido ao choque térmico. Seque bem os potes e reserve; Coloque um pires pequeno no freezer, até gelar. Ele servirá mais tarde para verificar o ponto da geleia.
Preparando a geleia:
Coloque os morangos em uma panela, mexendo bem e apertando-os, até soltarem líquido; Então, junte os demais ingredientes e leve tudo ao fogo baixo, mexendo com frequência até engrossar; O cozimento é atingido após uns 30 minutos.
Testando o ponto:
Tire o pires do freezer, e pingue um pouco da geleia de morango sobre ele. Observe: se a geleia estiver com a consistência firme e não escorrer quando se inclina o pires, então atingiu o ponto. Essa geléia não costuma ficar com a consistência bem firme como a geleia de laranja, por exemplo. O essencial é que a calda fique grossa, e os morangos desfeitos e/ou bem macios.
Guardando nos potes:
Espere a geleia esfriar, para então guardá-la nos potes. Remova a espuma rosada que se forma na superfície da geleia, antes de guardá-la. Se você não esterilizou os potes, você deve consumir a geléia em até 3 dias, guardando na geladeira. Se os vidros foram esterilizados, a geleia dura até 3 meses. Nesse caso, guarde os potes em um local fechado, longe da luz, do calor e da umidade. Dica: Se você desejar que a geléia fique mais firme, adicione durante o cozimento uma colher de café de agar-agar, encontrada em supermercados. Assim, ela endurecerá mais depois de fria.