IOGURTE DE SOJA.

Ingredientes:
1 litro de leite de soja fresco.
1 colher de sopa de extrato de malte líquido (malte de arroz ou cevada).
±½ xícara de iogurte comercial ou cultura para iogurte.
1 a 2 colheres de sopa de suco de limão (ou outro suco cítrico).
Potes com tampa e esterilizados.
Iogurteira (incubadora para iogurte ou outro ambiente aquecido, exemplo: uma estufa ou um forno aquecido por uma lâmpada).

Modo de fazer.
Inicie com o leite de soja a uma temperatura ao redor de 45°C Em uma caneca separada, misture 2 colheres de sopa de suco de limão (ou outra fruta cítrica) com 1 colher de sopa de extrato de malte e leve essa mistura ao fogo até o ponto de fervura Retire rapidamente do fogo e resfrie-a mergulhando a caneca em um banho de água fria. Adicione essa mistura já resfriada ao leite de soja do item 1 e misture bem.
Acrescente ½ xícara de iogurte comercial a esse leite de soja já preparado, misture bem, divida em potes esterilizados e deixe incubar em um ambiente com temperatura na faixa de 40 a 45°C por ±8 horas. Observe que o iogurte de leite de soja normalmente toma menos tempo de incubação do que o iogurte feito com leite de origem animal. Fazendo um iogurte um pouco mais firme (menos mole): Um iogurte mais firme (mais "durinho") pode ser obtido com a adição de alguns outros ingredientes. Por exemplo, logo após preparar o leite de soja e com ele ainda bem quente, dissolva um pouco (±1 colher de chá) de agaregar em pó ou gelatina sem sabor no leite de soja e misture bem. Pode-se também adicionar um pouco (±1 colher de sopa) de amido de milho ao leite de soja, de modo a "engrossar" o leite e melhorar a firmeza do iogurte Um pouco de experimentação pode ser necessária para encontrar a quantidade de agar-agar/gelatina/amido que irá proporcionar a firmeza desejada.
Fazendo iogurte com frutas:
Frutas frescas ou secas podem ser incluídas no iogurte de soja. As frutas devem ser previamente esterilizadas através de um rápido cozimento por uns 3 a 5 minutos. Essa operação pode ser efetuada juntamente com o preparo do malte e do suco cítrico conforme o item 2 acima. Deixe esfriar até ±45°C e depois siga normalmente a receita do iogurte.
Fazendo um iogurte mais simples:
Apenas acrescente o iogurte comercial ao leite de soja morno (±45°C), misture muito bem e deixe incubar por 14 a 18 horas em um ambiente aquecido (estufa a ±45°C).