MASSA FOLHADA.

Ingredientes:
1ª Massa:
400 gr de farinha de trigo.
200 ml de água.
1 colher (sopa) de manteiga para folhar.
1 pitada de sal
2 gemas.
2ª Massa:
300 gr de margarina para folhar.
100 gr de farinha.

Modo de fazer.
1ª Massa:
Em um refratário, coloque a farinha (reserve um pouco), a manteiga para folhar, o sal e as gemas levemente batidas. Misture com as mãos, acrescentando a água aos poucos. A seguir, trabalhe a massa sobre superfície enfarinhada. Coloque em um saquinho plástico e reserve.
2ª Massa:
Em um refratário, coloque a farinha e a margarina (bem gelada) picada. Misture até virar uma pasta (neste momento, se desejar, coloque um pouco de queijo ralado ou orégano).
Sobre superfície enfarinhada, abra a 1ª massa com auxílio do rolo. Sobre ela, coloque a 2ª massa e espalhe-a com as pontas dos dedos. A seguir, enrole-a (feche bem as bordas para não vazar margarina). Divida-a em 2 partes (para trabalhar melhor). Sobre a superfície lisa torne a abrir a massa dobrando-a e passando o rolo. Para fazer o merengue corte em forma de disco. Modele com cortador redondo. Utilize o recheio a gosto (presunto, queijo, maçã cozida, etc). Feche unindo as bordas com clara de ovo. Leve ao forno de 250º a 350º (forte) por 15 a 30 minutos. Obs: O recheio pode ser doce ou salgado.