MINI QUICHE DE PRESUNTO.

Ingredientes:
Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo.
1 colher (chá) de sal.
2 colheres (sopa) de amêndoas moídas.
12 colheres (sopa) de manteiga gelada em cubinhos.
1 ovo.
Recheio:
300g de presunto cozido.
1 cebola grande.
4 colheres (sopa) de azeite de oliva.
4 colheres (sopa) de vinho branco seco.
1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada.
2 xícaras (chá) de queijo gouda ralado.
Sal a gosto.

Modo de fazer.
Massa:
Peneire numa tigela a farinha de trigo com o sal. Junte as amêndoas, 11 colheres (sopa) de manteiga e o ovo. Misture com uma espátula por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Em seguida, sove a massa por 10 minutos, ou até ficar lisa e suave. Enrole-a com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
Ligue o forno à temperatura média. Em seguida, com a manteiga restante, unte 17 assadeiras pequenas, com capacidade para 45 ml cada uma, próprias para miniquiche. Abra a massa nas assadeiras, forrando o fundo e as laterais e disponha-as numa assadeira maior. Leve ao forno por 20 minutos, ou até a massa dourar. Retire do forno e reserve.
Recheio:

Pique o presunto em pedaços grandes. Descasque a cebola, lave-a e pique em pedaços grandes.
Bata no processador o presunto e a cebola até obter uma pasta e coloque numa panela. Junte o azeite de oliva, leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até a mistura dourar. Adicione o vinho e o sal e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 2 minutos, ou até o vinho evaporar. Misture a cebolinha e o queijo e retire do fogo. Distribua o recheio sobre a massa e volte ao forno por mais 15 minutos, ou até a quiche dourar. Retire do forno e, se preferir, decore com alcaparras.