NHOQUE DE MANDIOQUINHA AO MOLHO FUNGHI.

Ingredientes:
1 quilo de mandioquinha cozida e amassada quente (lembre que um quilo de mandioquinha salsa cozida e amassada você vai precisar mais ou menos de 1.250 gramas de mandioquinha na balança).
1 colher de (sobremesa) média de margarina vegetal.
1 colher de (sobremesa) média de sal.
100 gramas de amido de milho.
1 ovo inteiro.
Molho de funghi:
50 gramas de funghi chileno hidratado com uma parte de água e outra de vinho tinto seco por meia hora na fervura.
400 ml de creme de leite fresco ou de caixinha.
½ xícara de (chá) de salsinha picadinha.
1 pouco de vinho tinto seco (opcional).
½ cebola média bem picadinha.
2 dentes de alho triturados.
30 ml de azeite.
Sal à gosto.

Modo de fazer.
Nhoque:
Cozinhe bem a mandioquinha até ficar bem macia, passe no amassador de batatas quente, espere esfriar ( se vc amassar ela fria , assim como no nhoque de batata , o ponto muda prejudicando o resultado), misture o ovo, o sal, e o amido de milho, até ficar uma mistura homogênea. Faça as cobrinhas e corte do tamanho desejado. Cozinhe em água fervendo até subir, como no de batata. Passe para a travessa com o molho, e se quiser pode gratinar com parmesão. Caso vc queira fazer e guardar na geladeira para outra hora, na hora de tirar da água quente, passe eles para uma vasilha com água fria, espere esfriar , escorra e passe óleo para não grudar, na hora de usar é so passar na água quente novamente de forma rápida. Coloque diretamente no molho.
Molho:
Refogue o funghi no azeite com o alho e a cebola. Se optar usar o vinho tinto é nesta hora que deve acrescentar ele, deixe evaporar um pouco. Adicione o creme de leite,acerte no sal e pronto. Esta receita foi elaborada para pessoas que tem intolerância a farinha de trigo. Opcional é misturar um pouco de salsinha picada na massa e uma colher de (chá) de gengibre em pó. Vai precisar de um pouco de farinha de trigo para polvilhar a mesa (pode usar o próprio amido de milho).