OÁSIS DE LARANJA E MOUSSE DE CHOCOLATE.

Ingredientes:
Bolo:
240 gramas de farinha de trigo.
Raspas da casca de 1 laranja.
200 gramas de açúcar.
4 gemas.
2 ovos.
4 claras.
Mousse de chocolate:
350 gramas de cobertura de chocolate meio amargo.
750 ml de creme de leite.
Umedecer o bolo:
1 cálice de licor de laranja (50 ml).
Calda:
200 gramas de açúcar.
100 ml de água.
Ganache:
200 gramas de cobertura de chocolate meio amargo.
25 gramas de manteiga em temperatura ambiente.
100 ml de creme de leite.
Decorar:
8 gomos de laranja açúcarados.
Açúcar (quantidade necessária).
1 laranja.
1 clara.
Untar:
Manteiga derretida.

Modo de fazer.
Bolo:
Coloque as gemas em um recipiente e acrescente os ovos. Junte a metade do açúcar e comece a bater. Enquanto isso, unte a fôrma. Coloque as claras em outro recipiente e bata até o ponto de neve. Adicione 100 gramas de açúcar e bata até obter um merengue. Complete o batido de gemas até obter um ponto ligeiramente firme. Adicione a farinha e misture suavemente. Perfume com as raspas de laranja e misture. Adicione o merengue e misture suavemente. Despeje a massa na fôrma, alise a superfície. Leve ao forno médio de 15 a 20 minutos. Retire e reserve. Desenforme e deixe esfriar.
Mousse:
Pique o chocolate e coloque em um recipiente. Ferva 250 ml de creme de leite. Despeje imediatamente no recipiente com o chocolate. Reserve em outro recipiente o restante do creme de leite. Junte o creme de chocolate ao restante de creme de leite. Cubra o fundo da fôrma com um círculo de papel alumínio cortado sob medida. Forre o contorno com uma tira de acetato. Corte o bolo ao meio. Coloque a metade superior do bolo dentro da fôrma. Umedeça com a calda misturada com licor de laranja. Despeje a mousse de chocolate. Coloque a outra metade do bolo com a parte cortada para cima. Umedeça também. Leve à geladeira de um dia para o outro ou ao freezer por 5 ou 6 horas.
Calda:
Em uma panela, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo e, uma vez fervido, deixe por mais 2 ou 3 minutos, retire e deixe esfriar. É recomendado que tenha sempre um pouco de calda guardada em um recipiente hermético no freezer.
Ganache:
Derreta o chocolate e, ainda quente, acrescente o creme de leite. Misture. Adicione a manteiga e misture. Reserve. Retire a torta da geladeira e desenforme sobre um prato. Tire o acetato e o papel alumínio. Envolva a torta com uma tira de acetato com uma altura maior. Despeje o ganache sobre a superfície da torta. Mova a torta para nivelar o ganache e depois leve à geladeira até solidificar. Retire da geladeira e tire o acetato.
Decoração:
Na hora de servir, coloque os gomos de laranja.
Gomos de laranja açúcarados:
Descasque 1 laranja e separe os gomos. Deixe secar sobre folhas de papel toalha. Passe os gomos na clara. Deixe escorrer sobre uma grelha colocada em uma fôrma. Coloque os gomos sobre uma camada de açúcar e aplique açúcar por cima. Coloque os gomos sobre a grelha e deixe secar por completo.