PANETONE AGRIDOCE.

Ingredientes:
Massa:
1 xícara de chá de leite integral.
2 tabletes de fermento biológico (30g).
4 colheres de sopa de açúcar.
4 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada.
1 colher de chá de sal.
3 ovos.
4 colheres de sopa de manteiga.
Recheio:
2 colheres de sopa de azeite de oliva.
100g de bacon picado em cubos.
200g de presunto de peru picado em cubos.
1 xícara chá de abacaxi em calda em cubos.
2 colheres de chá de sal.
1 gema batida com 1 colher de sopa de água.

Modo de fazer.
Massa:
Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até aquecer. Retire e transfira para uma tigela. Junte o fermento e o açúcar. Misture até o fermento dissolver. Acrescente 1 xícara de chá de farinha de trigo e o sal. Misture bem. Tampe a tigela com filme plástico e deixe crescer por 15 minutos, em local aquecido.
Recheio:
Em uma frigideira coloque o azeite de oliva e deixe aquecer. Acrescente o bacon, o presunto, o abacaxi e o sal. Frite, mexendo de vez até a mistura dourar. Retire do fogo. Deixe o recheio esfriar. Coloque na batedeira a manteiga, os ovos e bata até obter um creme esbranquiçado. Incorpore a massa já crescida e misture. Aos poucos, adicione a farinha de trigo restante. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 15 minutos ou até soltar das mãos. Estique a massa com as mãos, espalhe o recheio frio e misture com delicadeza. Volte a massa para uma tigela e cubra com filme plástico. Deixe crescer por mais 1 hora em local aquecido.
Em seguida, modele a massa e distribua a massa em fôrma de papel de 1kg própria para panetone. Coloque a massa até a metade e deixe crescer mais 30 minutos. Preaqueça o forno a temperatura média 180 C. Pincele a superfície dos panetones com a gema misturada com água. Leve ao forno por 40 minutos ou até dourar.