PÃO BASICO DE BANHA.

Ingredientes:
Esponja:
2 tabletes (30 g) de fermento biológico fresco.
1/3 xícara (chá) de água morna.
2 colheres (sopa) de farinha de trigo.
1 colher (sopa) de açúcar.
Massa:
2/3 xícara (chá) de água.
2 colheres (sopa) de banha (ou gordura vegetal).
1 ovo.
1 colher (sobremesa) de sal.
3 xícaras (chá) de farinha de trigo.

Modo de fazer.
Esponja:
Desmanche os tabletes de fermento numa tigela, adicione os demais ingredientes da esponja e bata com um garfo até misturar tudo. Deixe a mistura descansar por uns 15 minutos.
Massa:
Leve a água e a banha ao fogo numa panelinha. Quando a banha derreter, apague o fogo e deixe esfriar. Em uma tigela grande, junte o ovo, o sal e a esponja já crescida e misture bem. Adicione a mistura de banha derretida morna e torne a misturar. Acrescente a farinha, aos poucos e misturando, até obter uma massa macia que não grude tanto nas mãos, mas ainda bem mole. Passe a massa para uma superfície enfarinhada. Dobre-a em sua direção e depois aperte-a, afastando-a com o punho. Vire-a um pouco e repita a operação. Trabalhe assim por uns 10 minutos ou até deixar a massa acetinada e elástica. Abra a massa, enrole e modele o pão.
Finalização:
Arrume-o numa assadeira untada e enfarinhada, cubra-o com um pano limpo e seco e deixe-o crescer até quase dobrar de volume, ou por cerca de 1 hora. Para saber se a massa já cresceu o suficiente, aperte com o dedo. Se a superfície ficar marcada, ela está pronta para assar. Se a depressão sumir rapidamente, deixe descansar por mais 10-15 minutos. Faça 2-3 cortes na massa e borrife-a delicadamente com água. Leve a assadeira ao forno médio (200°C), preaquecido, e asse por cerca de 1 hora ou até o pão estar bem assado e dourado.