PATO COM LARANJA E CHILI.

Ingredientes:
1 pato médio de cerca de 3 kg.
1 colher (sopa) de casca de laranja ralada.
4 colheres (sopa) de hortelã picada.
2 dentes de alho picados.
1 xícara (chá) de suco de laranja.
3 colheres (sopa) de farinha de trigo.
1 tablete de caldo de galinha.
2 laranjas médias em gomos.
Pasta de chili.
2 dentes de alho amassados.
2 colheres (sopa) de páprica doce.
2 colheres (sopa) de chili em pó.
3 colheres (sopa) de cominho em pó.
2 colheres (sopa) de coentro em pó.
2 colheres (sopa) de colorau.
2 colheres (sopa) de tequila.
2 colheres (sopa) de suco de laranja.

Modo de fazer.
Retire as aparas do pato, lave-o e seque com papel toalha. Espalhe dentro do pato uma mistura de casca de laranja com a metade da hortelã e o alho. Coloque-o em uma assadeira com grelha com o peito para cima e fure-o com um garfo. Asse em forno alto, preaquecido, por cerca de 1 hora. Pasta de chili: misture todos os ingredientes, até ficarem homogêneos. Retire o pato do forno, despreze a gordura do fundo da assadeira e esfregue a pasta de chili em toda a superfície. Volte ao forno médio e deixe por mais 50 minutos, ou até que a carne fique macia.
Regue de vez em quando com 4 colheres (sopa) de suco de laranja. Se o pato dourar muito durante o cozimento, cubra-o com papel-alumínio. Em seguida, retire-o da assadeira, mantendo-o quente.
Molho:
Escorra o molho da assadeira, coe e coloque 80 ml em uma panela, reservando o molho restante. Se estiver muito gorduroso, retire um pouco da gordura. Misture a farinha e cozinhe, sem parar de mexer, até obter um molho encorpado. Retire do fogo e misture, gradualmente, o suco de laranja restante e o tablete de caldo de galinha dissolvido no molho do cozimento reservado. Volte ao fogo e cozinhe por 5 minutos, ou até encorpar. Junte os gomos de laranja e a hortelã restante e assim que ferver, retire. Coloque o pato em uma travessa e sirva com o molho. Decore com folhas de hortelã. Se preferir, destrinche o pato antes de servir. O uso da grelha dentro da assadeira faz com que o pato não asse em contato com a gordura e a pele fique mais crocante. Para retirar a gordura do molho de cozimento, mergulhe uma folha dupla de papel toalha no molho ainda quente. O papel absorve rapidamente a gordura.