PUDIM DE CLARAS.

Ingredientes:
Caramelo:
6 colheres (sopa) de açúcar.
8 colheres (sopa) de água
.
Pudim:
6 claras.
12 colheres (sopa) de açúcar.
Creme:
1 l de leite.
2 colheres (sopa) de amido de milho.
6 colheres (sopa) de açúcar.
4 gemas.
4 gotas de baunilha.
Calda de morangos:
2 xícaras (chá) de vinho tinto.
1 xícara (chá) de vinho do Porto.
½ xícara (chá) de açúcar.
1 ½ caixa de morangos.
 

Modo de fazer.
Caramelo:
Coloque o açúcar e a água numa fôrma para pudim e leve ao fogo baixo, mexendo até o açúcar dissolver e perder os grumos. Quando a calda dourar, apague o fogo e, com a ajuda de uma colher, espalhe-a por toda fôrma.
Pudim:
Na batedeira, bata as claras em neve. Sem parar de bater, vá polvilhando o açúcar aos poucos até obter o ponto de suspiro. Com uma colher, coloque o suspiro na fôrma caramelizada, apertando delicadamente para evitar a formação de ar. Leve ao forno brando, em banho-maria, por cerca de 40 minutos ou até o pudim ficar levemente corado. Desligue o forno, deixando a fôrma dentro dele por uns 10 minutos com a porta entreaberta para que a mudança brusca de temperatura não murche o suspiro. Desenforme com cuidado, passando a faca nas bordas da fôrma.
Creme:
Numa panela, coloque o leite, misture o amido de milho, o açúcar, as gemas e mexa bem. Leve ao fogo brando, sem parar de mexer. Quando começar a ferver, adicione a baunilha, misture e retire do fogo. Enquanto esfria, mexa de vez em quando. Sirva com o pudim.
Calda de morangos:
Numa panela, coloque o vinho tinto, o do Porto e o açúcar. Deixe ferver. Junte os morangos lavados e cortados ao meio. Deixe por 30 minutos aproximadamente, em fogo baixo.