TRUFAS DE ESPECIARIAS.

Ingredientes:
Trufas:
180ml de creme de leite fresco ou de caixinha UHT.
1 colher (sobremesa) de mel de boa qualidade.
1 colher (chá) de extrato de café.
300g de chocolate cobertura ao leite picado.
200g de chocolate meio amargo picado.
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo da índia moído.
1 colher (café) de gengibre em pó.
1 colher (café) de noz-moscada ralada.
1 colher (sopa) de rum.
2 colheres (sopa) de licor de creme de cacau
.
Banho de Chocolate:
40g de manteiga de cacau (própria para chocolate) ou 40g de gordura vegetal hidrogenada (bem branca).
300g de chocolate cobertura ao leite picado.
200g de chocolate meio amargo picado
Cobertura:
100g de nozes trituradas ou moídas ou 100g de pistaches triturados grosseiramente.
Chocolate em pó peneirado.

Modo de fazer.
Trufas - Modo convencional:
Coloque o creme de leite, o mel e o extrato de café numa panela média e leve ao fogo até abrir fervura. Retire do fogo, junte o chocolate cobertura ao leite picado, o chocolate meio amargo picado, as especiarias (canela em pó, cravo da índia, gengibre e noz moscada), o rum e o licor de cacau. Misture até obter um creme liso, brilhante e homogêneo. Espalhe sobre um refratário grande, cubra com filme plástico e leve à geladeira por aproximadamente 4 horas ou até o dia seguinte. Retire da geladeira, modele a massa gelada em bolas irregulares. Leve à geladeira novamente até que estejam bem firmes. Depois, banhe-as no chocolate derretido e resfriado (seguindo a orientação abaixo).
Trufas - Microondas:
Coloque todos os ingredientes numa tigela refratária, misture muito bem e leve ao forno de microondas, potência alta, por 1 minuto e 30 segundos. Misture até obter um creme liso, brilhante e homogêneo. Espalhe sobre um refratário grande, cubra com filme plástico e leve à geladeira por aproximadamente 4 horas ou até o dia seguinte. Retire da geladeira, modele a massa gelada em bolas irregulares, leve à geladeira novamente até que estejam bem firmes e depois banhe-as no chocolate derretido e resfriado (seguindo a orientação abaixo).
Banho de Chocolate:
Em banho maria, derreta a manteiga de cacau, ou a gordura hidrogenada e os chocolates. Em seguida, despeje a mistura sobre pedra de granito ou mármore e resfrie o chocolate com uma espátula, misturando de fora para dentro até que o mesmo esteja totalmente frio. Em seguida, vá banhando as trufas geladas no chocolate, coloque-as sobre papel alumínio e deixe secar naturalmente (fora da geladeira). Depois de duas ou três horas, corte as aparas de chocolates (que ficaram em volta das trufas) e decore a gosto.